SEU MEL CRISTALIZOU?
Fique tranquilo, é normal e acontece quando o mel é puro e sem conservantes.
A cristalização é um processo natural que ocorre ao longo do tempo e, é um sinal de que o mel é legítimo, 100% puro, que não passou por nenhum processo de pasteurização ou teve algum componente adicionado que fizesse com que ele perdesse suas propriedades e nutrientes para não cristalizar.
A cristalização do mel não altera em nada suas propriedades e benefícios, somente sua textura! É possível consumir cristalizado ou colocar em banho maria para que ele volte ao seu estado líquido. Abaixo vamos falar mais sobre isso.
MAS PORQUE O MEL CRISTALIZA?
As abelhas coletam nas flores o néctar, que é rico em sacarose. Com suas enzimas naturais, elas processam estas moléculas de sacarose transformando-as, essencialmente, em dois outros tipos de moléculas: a glicose e a frutose, que é a composição básica do mel.
Dependendo da espécie da flor que a abelha visitou para coletar o néctar, o mel vai possuir quantidades diferentes de glicose e frutose. Quando a composição do mel é mais rica em glicose do que frutose, a possibilidade de desidratação desta molécula é maior. A natureza tenta compensar este fenômeno criando pequenos cristais, deixando o mel mais sólido, e isso é a cristalização do mel.
Em contraparte, os méis mais ricos em frutose e com menos glicose, apresentam um tempo maior para cristalização, mas mesmo estes em algum momento irão cristalizar.
Em alguns raros casos, o mel pode não cristalizar ou demorar anos para que isto comece a acontecer, pois não tem quantidade de glicose suficiente para que este fenômeno ocorra. Um exemplo é o mel de aroeira, que geralmente é um dos mais resistentes ao processo de cristalização.
O fato é que, assim como a água não deixa de ser água quando se torna gelo, o mel não deixa de ser mel quando cristaliza. Ele apenas muda de forma. Como no caso da água, o mel também pode voltar a seu estado viscoso sem perder suas propriedades originais.
CRISTALIZOU, E AGORA?
Se desejar que o mel cristalizado volte ao seu estado original, faça o seguinte:
- Aqueça a água em uma panela grande o suficiente para imergir a embalagem toda, deixando a tampa para fora. Desligue o fogo quando a água chegar em 50ºC;
- Importante: NÃO ferva a água. A temperatura não deve ultrapassar os 50ºC, e deve ser suficiente para manter a mão por 3 segundos dentro da água;
- Deixe a embalagem por tempo suficiente para que os cristais se dissolvam. Se necessário reaqueça a água até 50ºC;
- NUNCA utilize o micro-ondas. É muito difícil controlar a temperatura neste aparelho e isso pode “queimar” o mel ou danificar a embalagem, comprometendo suas propriedades nutricionais.
- E claro, NUNCA armazene o mel em geladeira. Prefira sempre a temperatura ambiente em um local seco e protegido da luz direta do sol.
Assim que o mel estiver líquido novamente, seque as embalagens e consuma normalmente.
Este processo pode ser feito sempre que o mel cristalizar e em nada altera as propriedades e benefícios do mel.
Ficou com alguma dúvida em relação ao processo de cristalização do mel? Entre em contato através de nosso SAC e teremos o maior prazer em ajudá-lo.
Vamos Juntos?